Pesquisar este blog


Hare Kṛṣṇa Hare Kṛṣṇa Kṛṣṇa Kṛṣṇa Hare Hare Hare Rāma Hare Rāma Rāma Rāma Hare Hare


Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como Entrar Raganuga-bhakti

Quatro Discussões sobre Raga-vartma-Candrika (Parte 1) Discussões em Raga-vartma-Candrika: Como Entrar Raganuga-bhakti

Quatro discussões em Raga-vartma-Candrika (Parte 1)
Mathura, Índia: 1991

Re-postado de www.purebhakti.com

[No início de 1990, Srila Narayana Gosvami Maharaja costumava dar darsanas para vários membros do GBC da ISKCON. Durante estes anos, pediram-lhe para discutir várias literaturas Gaudiya Vaisnava, como Jaiva-dharma, Srimad-Bhagavatam Décimo canto (Rasa-lila, Venu-gita, Brahmara-gita, e Gopi-gita) Harinama-cintamani, Vilapa- kusumanjali, e Raga-vartma-Candrika.

Em 1991, ele levou quatro discussões em  Raga-vartma-Candrika. Abaixo está o primeiro da série, e esperamos enviar-lhes o resto, um após o outro. Como vocês devem saber, Srila Maharaja pediu que todas as caminhadas matinais e darsanas sejam publicados, e ele determinou que estes darsanas para os membros do GBC da ISKCON sejam incluídos:]

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Você disse que hoje você estaria falando em Raga-vartma-Candrika. Você disse que estaria dando uma sinopse, um resumo.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Antes de começar Raga-vartma-Candrika, primeiro oramos ao nosso Gurudeva, Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, e Sri Srimad Bhaktivedanta Svami Maharaja, em seguida a Srila Rupa Gosvami e Srila Raghunatha dasa Gosvami, e depois ao autor, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura. Nós pedimos seriamente que sua misericórdia venha a nós, especialmente a misericórdia de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura.

Neste Raga vartma Candrika, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura nos diz o que ele realizou sobre anuraga de Sri Sri Radha-Krsna pela graça de Sri Caitanya Mahaprabhu e Srila Rupa Gosvami. Anuraga refere-se a esse estágio de prema que vem logo antes mahabhava. No inteirior prema vem sneha, então mana, pranaya, raga, e depois anuraga .* [Ver nota de rodapé 1]

O autor afirma: "Estou escrevendo algo para aquelas pessoas - aquelas pessoas muito afortunadas - que têm avidez por esta raga * [Ver nota de rodapé 2], mas podem não encontrar o caminho para entrar para alcançá-la. Este livro serve como guia, como um raio lunar (Candrika), para lançar luz sobre o caminho (vartma) levando à devoção amorosa dos residentes de Goloka Vrndavana (raga). Este caminho é muito raro no mundo.

Durante a noite Amavasya, lua-escura, não há lua; é tão escuro. Há um caminho muito estreito, mas não é visto. Se houvesse uma lua, aquela lua daria raios de luz de maneira que o caminho possa ser visto. Este livro é o Candrika (raio-lunar), o qual lança sua luz sobre raga e o caminho que conduz à raga. Este é portanto chamado Raga-vartma-Candrika.

Nós devemos saber que esse caminho é um muito, muito estreito, destinado apenas para algumas, raras, pessoas altamente qualificadas; isto não é para qualquer um. Srila Visvanatha Cakravarti Thakura informa que outros não lêem este livro.

No entanto, não há qualificação mundana requerida para entrar nesta caminho; a única qualificação é lobha, ou ganância transcendental. Afirma-se no Bhagavad-Gita "Api cet sudaracaro bhajate mam ananya-bhak". Um homem pode ser cheio de anarthas (hábitos e pensamentos indesejáveis); mas se ele toma a associação de um raganuga-bhakta e sob sua guia lê o Décimo Canto do Srimad-Bhagavatam, ele pode tornar-se atraído e adquirir uma avidez muito profunda de ter o mesmo humor transcendental das Vrajavasis. Ele pode ser atraído a sakhya-rasa (amizade com Krsna), vatsalya-rasa (amor familiar por Ele), ou madhurya-rasa (uma relação com Ele como uma amada). Simplesmente por ouvir fielmente as descrições no Srimad-Bhagavatam dos humores das gopis, ou aqueles de pai e mãe de Krsna, ou aqueles de amigos de Krsna, pode-se começar a ansiar a experienciar no seu coração os mesmos humores como os deles.

Pode-se notar, contudo, que Srila Visvanatha Cakravarti Thakura não está descrevendo sakhya e vatsalya-bhava em Raga-vartma-Candrika; ele está apresentando apenas gopi-bhava. A esse respeito, a fim de atingir essa bhava, um vai especialmente ouvir de um raganuga-bhakta as porções do Décimo Canto discutindo o relacionamento de Krsna com as gopis, ou seja, Gopi-gita, Yugala-Gita, Bhramara-Gita, Pranaya-gita, e Venu-gita.

Alguém que tenha samskaras (impressões no coração) de ter tomado associação adequada em seus nascimentos anteriores será capaz de cultivar a avidez e alcançar gopi-bhava lendo sastra; ele não terá que confiar na lógica sastrica para convencê-lo. Para tal pessoa, este tratado vai ser o candrika para descobrir o caminho da raganuga.

O autor primeiramente explica que há dois tipos de sraddha (fé) - vaidhi e raganuga - que resulta em dois tipos de bhakti - vaidhi-bhakti e raganuga-bhakti. Ambos tipos de sraddha são atingidas através da associação com Vaisnavas qualificados. Onde a entrada em bhakti é impelida pelo medo, onde é induzida pelas injunções do sastra que instruem qualquer um a executar bhakti a Krsna, caso contrário eles vão para o inferno - isto é chamado vaidhi-bhakti.

Desta forma um pode entrar em bhakti pelo medo; ou, um pode ser impelido pela ordem do sastra que é baseada em yukti, raciocínio. Por exemplo, sastra ordenou:

sa vai pumsam paro dharmo yato bhaktir adhoksaje
ahaituky apratihata yayatma suprasidati

["A maior busca por toda humanidade é suddha-bhakti - bhakti executada a fim de agradar Krsna, o transcendente Senhor Adhoksaja, por todos os esforços do corpo, mente, e alma. Tal uttama-bhakti é continuamente realizado sem qualquer desejo pessoal (anyabhilasita-sunyam) e sem qualquer pausa. Desta maneira pode-se satisfazer completamente o self (atma)." (Srimad-Bhagavatam, 1.2.6)]

Por ouvir tais instruções, muitas pessoas adentram bhakti, e tal bhakti é chamada vaidhi-bhakti.

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Esta é vaidhi-bhakti.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: E, aquela bhakti que é baseada apenas em genuína ganância é chamada raganuga-bhakti. Tal avidez é gerada por ouvir os passatempos de Krsna e as gopis descritos no Srimad-Bhagavatam, por ler os livros dos Gosvamis, e especialmente por estar na associação de um raganuga-bhakta. Sem a associação de tal raganuga-bhakta, os passatempos de Krsna e as gopis não serão devidamente compreendidos.

Qual é a natureza da ganância genuína? Como nós podemos saber se nossa avidez é genuína?

Quando um sadhaka ouve de raganuga-rasika Vaisnavas sobre os doces passatempos de Krsna, especialmente Seus passatempos com as gopis, quer isto venha do Srimad-Bhagavatam, Krsna-Karnamrta, Ujjvala-Nilamani, Radha-Rasa-Sudha-Nidhi, ou quaisquer outros livros, seu citta-vrtti (coração) tornar-se-á muito ansioso a adquirir os humores dos parikaras (associados) de Krsna. Neste momento ele torna-se absorvido em rupa (forma) de Sri Krsna, gana (qualidades), e lila (passatempos).

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Quando o coração está cheio com qualidades de Krsna, e a forma de Krsna.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Você sabe o signifcado de citta-vrtti?

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Espiritual... interior... Qual é a palavra? interior...

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Eu quero essa palavra.

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Consciência? Consciência interior?

Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Consciência. Nesta conexão citta-vrtti significa "mente" ou "coração". Quando o nosso citta-vrtti ansiosamente deseja ser como aqueles associados eternos de Krsna, em outras palavras ter o humor desses associados eternos, essa condição do coração é seu estado real ou natural, ao contrário do imposto mundano citta-vrtti.

Neste momento, o devoto não está interessado em examinar as ordens sástricas. Ele só quer alcançar aquele humor que ele vê em sua asraya-gopi, a gopi para cujo humor ele tem desenvolvido avidez. Isto é ganância genuína.

Você entende? Você pode dizer qual é o significado de lobha, avidez?

Sripad Tamal Krsna Gosvami: É quando uma pessoa ouve as descrições do Srimad-Bhagavatam sobre Radha e Krsna, e então pensa sobre os sentimentos que as gopis tem por Krsna.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Ele quer ter ...

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Ele quer ter o mesmo sentimento que está dentro delas, fortemente; que é lobha.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Que é  lobha, mas você tem deixado de fora uma coisa. Aqueles com lobha não são regulados por ordens sástricas ou obrigações. Tais ordens são deixadas intocadas.

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Regras e regulações não estão lá.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: As regras e regulações do sastra não são necessários em tudo.

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Caso contrário é vaidhi.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Por exemplo, alguém pode ver alguns rasagullas ou rabhries (doces Indianos) e, se ele tem ou não o dinheiro para pagar por esses doces, ele pode imediatamente desenvolver avidez por eles. Ele vai exclamar: "Muito saboroso!" Similarmente, em qualquer fase uma pessoa pode encontrar a si mesma, se ela sinceramente contempla, "Oh! O humor das gopis é muito saboroso e muito bom. Eu tenho avidez por isso," tal ganância não tem ligações ou consideração de restrições sástricas. Se nós julgamos que nós não estamos qualificados e pensamos que o que nós queremos é muito alto para nós, este é um sinal de que não possuímos ganância. Você entende?

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Por favor explique.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Se eu desejo uma rasagulla mas eu penso, "eu não tenho dinheiro no meu bolso para comprá-lo, então eu não posso tê-lo", isto significa que eu não tenho ganância real para isto.

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Ganância vai além disso.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Alguma maneira ou outra, de um jeito ou de outro...

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Mendigar, pedir emprestado ou roubar.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Ao roubar, ou mendigar, ou por quaisquer outros meios. Tal pessoa não pensa sobre sua qualificação ou desqualificação. Ele não considera se ele é ou não capaz de ter esta bhakti. Ele simplesmente pensa: "Eu devo ter isto!" Esta é a ganância real. Você entende?

Sripad Tamal Krsna Gosvami: O desejo do coração.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Seu desejo deve ser sobrealimentado pela forma, qualidades e passatempos de Krsna. Então isto será chamado de ganância real.

Um sadhaka pode ponderar: "Eu tenho ouvido dos rasika Vaisnavas como Lalita, Visakha, Citra, Rupa Manjari e outras associadas servem Krsna, e eu quero servir como elas." Não julgando se ele é qualificado para alcançar este samajati-bhava (o humor idêntico por qual se aspira), se ele não espera por qualquer argumento lógico para convencê-lo, isto é chamado de ganância.

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Argumento significa 'raciocínio.'

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Isto deve vir sem depender de qualquer raciocínio. Se o raciocínio é requerido, isto não é ganância.

A próxima consideração é esta: Quando a ganância vem, como se alcança o seu resultado desejado? Ele vem pela associação de raganuga-rasika Vaisnavas. Nesta associação se lê Ujjvala-Nilamani, Bhakti-rasamrta-sindhu, especialmente Raga-vartma Candrika ...

Sripad Madhava Maharaja: Vraja-riti Cintamani

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Vraja-riti Cintamani, Krsna-Karnamrta, Radha-Rasa-Sudhanidhi, Srila Jayadeva Gosvami Gita-Govinda, e os livros de Sri Kavi Karnapura e todos nossos Gosvamis.

Um terá que ler todos estes livros e resolver: "Como eu posso facilmente atingir aquele humor, de alguma maneira, de um jeito ou de outro. Qual é o método mais fácil para obter isto?" Esta deve ser a questão.

Todos os nossos acaryas, incluindo Srila Visvanatha Cakravarti Thakura e Srila Bhaktivinoda Thakura, gravaram para nós, de uma maneira prática, como eles próprios alcançaram isto e como o sadhana-siddha-gopis alcançaram isto. Seus escritos são autênticos. Um vai procurar os seus métodos em sastra e seguir os métodos discutidos nele, porquê sem seguir sastra, sem seguir as diretrizes de Srila Rupa Gosvami, um vai se tornar sahajiya ou ateu.

Uma pessoa com ganância nunca irá julgar sua qualificação; este é o ponto principal. Pelo contrário, ele tomará assistência destes livros. Srila Visvanatha Cakravarti Thakura não está pessoalmente presente, mas ele está presente através de seus livros.

É importante compreender que esta ganância não virá pelo esforço pessoal sozinho. Ela vem somente pela graça de Krsna Ele próprio e pela graça de um raganuga-bhakta. Sem a sua misericórdia não se pode tê-lo.

Bhakta-krpa, a misericórdia dos Vaisnavas, é de dois tipos: praktana (de vidas passadas), e adhunika (desta vida). Praktana refere-se a misericórdia que vem de vidas passadas, bem como o presente nascimento. Se um homem tem samskaras de atividades devocionais de seus nascimentos anteriores e recebe a misericórdia de um Vaisnava neste nascimento, ele vai muito fácilmente e rápidamente avançar em bhakti. Porventura ele não vai nem mesmo ter de aceitar novamente diksa, como no caso de alguns de nossos Gosvamis. Ou, se ele toma diksa, ele será visto a avançar muito rapidamente.

Srila Haridasa Thakura, Sri Svarupa Damodara, Sri Raya Ramananda não revelaram seus guru-parampara; ainda que receberam a associação de Sri Caitanya Mahaprabhu e alcançaram suas metas desejadas. Este é um exemplo da misericórdia devido à purva-samskara, impressões acúmuladas em nascimentos anteriores. [Essas personalidades transcendentais são associadas eternas de Sri Caitanya Mahaprabhu, não almas condicionadas, e portanto elas não dependem de samskaras passados. No entanto, quando aparecem neste mundo, elas estabelecem um exemplo para nós por seu comportamento. -Ed] Você entendeu? Eu te perguntarei.

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Certo.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Você sabe o significado de samskara?

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Alguém tem acumulado alguns bens piedosos, purificações, e processos reformatórios.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Eu vou estar a discutir o tópico de samskaras, então tente entender o significado.

Se alguém não tem samskaras de nascimentos anteriores mas de alguma forma obteu avidez pela misericórdia sem causa de um guru qualificado ou Vaisnava, isso é chamado adhunika-krpa (krpa significa 'misericórdia'). Tal pessoa recebe diksa de um raganuga Vaisnava guru. Ou, se ele recebeu diksa antes de desenvolver a avidez, então ele aceita um raganuga Vaisnava como seu siksa-guru. Ele pode servir ambos seus siksa- e diksa-gurus com igual devoção. Ou, em alguns casos ele pode servir o siksa-guru mais exclusivamente que seu anusthana-diksa-guru (o guru que dá os mantras de iniciação de acordo ao pancaratrika-vidhi), como fez Sri Syamananda Prabhu, Srila Raghunatha dasa Gosvami, e Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami. [Novamente, estas personalidades transcendentais não são almas condicionadas, mas elas nos dão muitos ensinamentos por seus próprios comportamentos. -ed]

O diksa-guru de Srila Raghunatha dasa Gosvami foi Yadunandana Äcarya, e depois Sri Caitanya Mahaprabhu colocou-o nas mão de Sri Svarupa Damodara. Mais tarde, quando Raghunatha dasa foi para Vrndavana, ele tinha a associação de Srila Sanatana Gosvami e especialmente Srila Rupa Gosvami. Enfim, Srila Raghunatha dasa Gosvami orou a Srila Rupa Gosvami por todas as atividades de serviço descritas em sua Vilapa Kusumanjali.

Krsnadasa Kaviraja Gosvami não divulgou o nome de seu diksa-guru; talvez porquê ele não recebeu seus pensamentos devocionais dele. Ao contrário ele reconheceu Rupa e Raghunatha, porquê ele recebeu todos os seus humores deles. No final de cada capítulo de seu Sri Caitanya-caritamrta, ele orou:

sri-rupa-raghunatha-pade yara asa
caitanya-caritamrta kahe krsnadasa

["Orando aos pés de lótus de Sri Rupa e Sri Raghunatha, sempre desejando sua misericórdia, eu, Krsnadasa, narro Sri Caitanya-caritamrta, seguindo seus passos."]

Por que Raghunatha dasa Gosvami óra para Rupa Gosvami? Svarupa Damodara é Lalita-devi, e é portanto mais qualificado que Rupa Gosvami, que é Rupa Manjari. No entanto, Raghunatha dasa óra apenas para Rupa Gosvami. Por que? É porque ele não quer ser um nayika (amada heroína) de Krsna como Lalita e Visakha.

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Ele quer estar em manjari-bhava.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Apenas manjari-bhava.

Sripad Madhava Maharaja: Ele quer seguir Rupa Manjari, porque eles estão na mesma categoria; a categoria de manjari.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: O que é uma manjari? Temos ouvido falar sobre kamala-manjaris e manga-manjaris. Qualquer trepadeira ou boa flor tem manjaris. Embora a manjari apareça primeiramente e depois a flor, a manjari é sempre localizada acima da flor. Quando uma abelha vem sentar-se sobre a flor e beber seu mel, as manjaris tremem, sendo cheias de alegria.

Similarmente, a Krsna-abelha vem a Srimati Radhika, Ela lança o olhar Nele, e Eles engajam-Se em passatempos amorosos (prema-vilas). Embora a 'abelha' não sente na manjari, a manjari treme, sentindo como se a abelha está sentado sobre ela. Tudo que a 'flor' experiencía naqueles passatempos manifesta-se na manjari, por isso não há necessidade da abelha ir com ela. Ela automaticamente sente qualquer coisa sentida pela flor. Se a abelha beija a flor, então, vendo isto, a manjari sente que "a abelha me beijou."

De fato, a manjari próva algo especial, que até a flor não próva, no sentido de que a flor não treme como a manjari. Similarmente as criadas de Srimati Radhika experiencíam um prazer em serem Suas criadas, que Ela Mesma não experiencía, e esse prazer é chamado bhava-ullasa rati.*[Ver nota de rodapé 3]

Srila Raghunatha dasa Gosvami queria ser uma manjari, e não uma flor. Em outras palavras ele não queria sakhi-bhava (o humor das amigas de Srimati Radhika como Lalita e Visakha, que têm relações diretas com Sri Krsna). Você entende? Aqui reside a importância das manjaris. Em nossa sampradaya ninguém quer ser sakhi de Sri Radha; eles só querem vir a ser Sua kinkari. Você está seguindo totalmente as minhas palavras? Você sabe o significado da palavra kinkari?

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Servo.

Sripad Madhava Maharaja: Criada

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Não há palavra equivalente em Inglês para kinkari. É como uma bela palavra Sânscrita, que refere-se a algo muito suave, muito perfumado, e tão doce.

Não podemos aprender estes tópicos simplesmente lendo livros. Nenhum livro esclarecerá as verdades para você como nós estamos discutindo nesta conversa. Ao discutir comigo desta maneira, você pode obter mais do que você pode obter simplesmente lendo livros.

Sripad Madhava Maharaja: Estas verdades vêm apenas através de realização.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja: Eu não digo que eu tenho qualquer realização, mas eu tenho a misericórdia de Deus e a misericórdia de Gurudeva.

(continua ...)

[* Nota 1:
Sneha - terna afeição

Maan - esse estágio de prema no qual sneha atinge exultação, assim causando um a experimentar a doçura do amado em sempre novas variedades (Ujjvala-nilamani 14.96), e quando o nayika assume um comportamento exterior de irritação que transforma-se em raiva transcendental e indignação decorrentes de amor ciumento.

Pranaya - esse estágio intensificado de prema quando maan assume uma característica de intimidade irrestrita conhecida como visrambha, ou confiança desprovida de qualquer restrição ou formalidade. Esta confiança faz com que se considere a própria vida, mente, inteligência, corpo e posses a ser um em todos os aspectos da vida, mente, corpo, inteligência do amado.

Raga - 1) um estágio intensificado de prema no qual uma sede insaciável amorosa (prema-mayi trsna) pelo objeto de afeição (Sri Krsna) dá origem à absorção espontânea e intensa no amado, tanto assim que na ausência da oportunidade para agradar o amado, a pessoa está à beira de desistir de sua vida, 2) quando pranaya é experienciada no coração como um imenso prazer. Se por aceitar alguma miséria há uma chance de se encontrar com Krsna, então essa miséria torna-se uma fonte de grande felicidade. E onde a felicidade não proporciona oportunidade para se encontrar com Krsna, essa felicidade se torna a fonte de grande angústia.

Anuraga - um estágio intensificado de prema conforme definido no Ujjvala-nilamani (14.146): "Embora alguém se encontre regularmente com e seja bem inteirado com o amado, o sentimento sempre fresco de intensa ligação faz com que o amado seja novamente experimentado em qualquer momento, como se nunca antes se tivesse qualquer experiência de tal pessoa."

Bhava - 1) emoções amorosas; um humor particular de amor em que o devoto serve Krsna. 2) um estágio intensificado de prema que em Ujjvala-nilamani tem sido equiparado à maha-bhava, que ocorre quando anuraga alcança um certo estágio de alegria e prazer. Isto pode ser experimentado e saboreado apenas por anuraga ela própria e não por outra bhava. Quando anuraga é adornada com as inflamadas e emocionantes paixões sattvikas como ouro derretido e atinge o seu clímax em Srimati Radhika, tornando-se idêntica com Seu mesmo temperamento e disposições, isto é chamado bhava.

Mahabhava - a fase mais madura de prema.

Srila Maharaja liderando o GBC da ISKCON e outros devotos na realização do divíno festival de samadhi de Srila Prabhupada depois que ele deu o samadhi de Srila Prabhupada

* Nota de rodapé 2: Aqui é necessário conhecer os significados de raga, raganuga e ragatmika. Em relação a este assunto, Srila Bhaktivinoda Thakura diz que o apego excessivo a muitas formas de gozo dos sentidos, que o materialista sente através do contato natural com os objetos dos sentidos, é chamado raga. Assim como os olhos se tornam agitados ao ver algo bonito, da mesma forma todos os sentidos estão sempre ansiosos para provar prazer, e assim o coração desenvolve apego (raga) pelos objetos dos sentidos. Quando Krsna é o objeto exclusivo deste raga, ele é chamado raga-bhakti. Srila Rupa Gosvami definiu este raga como iste svarasiki paramavistata (BRS 1.2.272). "A forte, natural e completa absorção no objeto querido da devoção decorrentes de uma amorosa sede inextinguível preenchida é chamado raga." Quando se está ocupada em krsna-bhakti neste nível, é chamada ragatmika-bhakti. Esta bhakti é especialmente encontrada nos Vrajavasis, os eternos moradores de Vraja. E, essa bhakti que segue o humor dos ragatmikas é chamada raganuga. Em outras palavras, quando, pela misericórdia de Sri Krsna e Seus devotos, se cultiva bhakti impulsionada pela ganância de se obter o mesmo humor dos amados associados de Krsna, ela é chamada raganuga-bhakti. (Raga-vartma-Candrika, verso 2, significado por Srila Narayana Gosvami Maharaja)

* Nota de rodapé 3: bhava-ullasa-rati - Geralmente, devotos do mesmo humor e que são enriquecidos com desejos similares naturalmente compartilham suhrd-bhava, amizade íntima, uns com os outros. É por isso que o amor e afeição que Lalita e as outras sakhis têm por Srimati Radhika é chamada de suhrd-rati. Quando suas suhrd-rati é a mesma ou ligeiramente menor de que suas Krsna-rati (afeição para Sri Krsna), isto é chamada sancari-bhava (a emoção temporária que é comparada às ondas que incham e depois voltam ao oceano de suas emoções permanentes do humor das amadas de Krsna). Em outras palavras, esta suhrd-rati torna-se como as ondas no oceano de suas proeminentes afeições por Krsna; é uma sancari-bhava.

No caso das manjari-sakhis, suas suhrd-rati (de Sri Radha e tudo conectado com Ela), que abundantemente excede suas krsna-rati e que constantemente aumentam pelo momento devido às suas completas absorções nisto, é chamado bhava- ullasa-rati. Esta é uma característica especial de madhura-rasa. Dos cinco tipos de sakhis, apenas as nitya-sakhis e prana-sakhis, que são conhecidas como manjaris, têm essa bhava-ullasa-rati como suas emoções permanentes (sthayi-rati). Não é mais apenas um sancari-bhava. Estas manjaris nutrem uma abundância de sneha, terna afeição, por Radhaji.

Vê-se que trepadeiras estão sempre esforçando-se para abraçar árvores, mas as folhas, flores e botões (manjaris) das trepadeiras nem sequer ligeiramente tentam abraçar as árvores diretamente. Quando uma trepadeira abraça uma árvore, a alegria daquelas flores, folhas e manjaris aumentam automaticamente. Em Sri Vrndavana Srimati Radhika é suprema entre todas gopis. Ela é famosa como a kalpa-lata (a trepadeira que realiza cada desejo) de amor por Sri Krsna. Algumas de Suas sakhis têm a natureza de folhas, algumas são como flores, e algumas como manjaris. É por isso que elas estão sempre ansiosas por Srimati Radhika encontrar com Krsna, e são levadas pela felicidade de Sua união. (Comentário de Srila Narayana Gosvami Maharaja no Venu-gita, verso 7)]

[Para mais detalhes sobre cerimônia de samadhi acima (foto), consulte o livro:


Gaura-vani-pracarine em

http://gauravani.info/


Parte 2 = >   http://raga-vartma-candrika.blogspot.com/2012/02/discussoes-com-o-gbc-sobre-o-livro-raga.html
------------------------------------

equipe responsável :

 Candra Kala dd - Divulgação e publicação

 Goura Hari Das - Tradução e Digitação

 Mukundananda Dasa - Revisor

Nenhum comentário:

Postar um comentário