Pesquisar este blog


Hare Kṛṣṇa Hare Kṛṣṇa Kṛṣṇa Kṛṣṇa Hare Hare Hare Rāma Hare Rāma Rāma Rāma Hare Hare


Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ser coberto por Doçura

 Raga-Vartma-Candrika parte 4 - Ser coberto por Doçura


Domingo, 30 de maio de 2010

Discussões com o GBC

No livro, Raga-Vartma-Candrika [Parte 4]

Mathura, India: 1991



[Respeitados leitores Harikatha,

Por favor aceitem nossas humildes reverências. Todas as glórias a Sri Guru e Gauranga.

Em 1991, Srila Narayana Gosvami Maharaja levou a vários membros do GBC da ISKCON discussões no Raga-vartma-candrika, um famoso tratado Sânscrito escrito por Srila Visvanatha Cakravarti Thakura. Abaixo está a Parte 4 nessas séries de discuções, e nós esperamos enviar-lhes o resto, uma por uma. (links para as partes 1, 2, 3).

Seus aspirantes a servos, o Time Harikatha]

Srila Narayana Gosvami Maharaja: A medida que Lalita treina Srimati Radhika desta forma [para o encontro noturno de Radhika com Sri Krsna], Rupa Manjari assiste, e nosso guru neste mundo, como sakhi-manjari nesse mundo, também assiste.

As manjaris sabem tudo - em que momento elas devem ir e como elas devem ir - e muito inteligentemente fazer todos os arranjos. Esta é abhisara (o encontro noturno).

Krsna está esperando em Sanketa. A noite é escura, e está chovendo. As manjaris chegam lá primeiro para encontrar Krsna e dizer-Lhe que Srimati Radhika não virá essa noite. Na verdade, Radhika já chegou e está Se escondendo, assistindo para ver a reação de Krsna. A fim de promover o aumento do desejo de Krsna por Srimati Radhika, as manjaris mentem para Ele, dizendo: "Ela não virá hoje à noite." Krsna praticamente desmaia nesse momento, e ansiosamente sugere uma maneira para Radhika encontrar com Ele. Se as manjaris vêem que Krsna está querendo sinceramente Se encontrar com Radhika, elas imediatamente vão e contam a Ela, e Ela em seguida se aproxima dEle. Caso contrário, Ela não virá.

Às vezes, quando é hora de abhisara, pode ser que seus pais-de-lei ou mães-de-lei, ou todas as suas irmãs-de-lei, estejam presentes em suas casas. As manjaris devem ser tão inteligentes que possam encontrar uma maneira de enganar os seus sogros, dizendo-lhes mentiras e inteligentemente conceber uma maneira de Radha e Krsna Se encontrarem. Isto é chamado abhisara. As manjaris realizam todas estas atividades; elass sabem muitos truques engenhosos.

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Qual é o significado exato da palavra abhisara?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Você deve saber o significado de abhisarika. É uma palavra Sânscrita referindo-se à heroína que deixa sua casa e viaja para encontrar seu amado no caramanchão do encontro atribuído. Há oito tipos de gopis: 1) abhisarika, que significa "a gopi que organiza a abhisara (encontro)."

2) Vasaksajja, que significa 'a amada gopi que embeleza o pavilhão com vários tipos de decorações no humor de preparar a cama-câmara para seu amante mais querido.' Ela está sempre pensando que "Krsna está vindo justamente agora, justo agora, justamente agora." Como ela faz a cama, ela está sempre ouvindo por qualquer ruído. Se ela ouve um som farfalhado das folhas, ela pensa que Krsna está vindo.

3) Utkanthita, que significa 'a gopi que repetidamente lança olhares no caminho em grande ânsia, antecipando ansiosamente a chegada de seu amado Sri Krsna.' Ela está tão ansiosa para Krsna vir, pensando: "Krsna está quase chegando, quase chegando, quase chegando. Quando Ele virá? Quando Ele virá?" Então, se Krsna não chega lá, ela é chamada khandita.

4) Khandita: Quando Krsna chega tarde e Seu corpo tem alguns sinais de ter sido desfrutado com outra amante, a heroína torna-se extremamente ciumenta, também castiga-O ou faz beicinho. Na ocasião que o tempo para encontrar Krsna acabou e Ele ainda não chegou, ela se pergunta por quê não. "Por que Ele não veio? Deve haver alguma razão. Talvez Ele tenha ido para outra gopi, ou Ele pode ter caído em perigo. Há tantos demônios em Vrndavana. Talvez Ele teve que ..."

Sripad Dhanurdhara Maharaja: Tomar cuidado?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Yudha karna.

Sripad Madhava Maharaja: Luta.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: "Talvez Ele teve que lutar com alguns demônios, ou qualquer outra coisa pode ter acontecido."

Krsna finalmente vem, bem depois da hora marcada, quando está prestes a ser manhã. Vendo alguns sinais no corpo de Krsna indicando que Ele acaba de vir de outra amada, a heroína torna-se muito furiosa. Ela então tem uma briga de amante com Ele, e depois disso não fala com Ele.

5) Kalahantarita: Quando, devido a alguma briga com Krsna a heroína manda-O embora, em Sua angústia ela se torna ainda mais enlutada devido a demiti-Lo.

Na ocasião que Krsna pede desculpas, cai aos pés de Radhika, e afinal convence Ela a desistir de Sua raiva, Srimati Radhika comanda-Lhe: "Coloque Meus sinos de tornozelo; trançe Meu cabelo e decore-o." e Krsna segue Sua ordem. Neste momento, Ela é chamada 6) svadhina-bhartrka. Não há Inglês equivalente para esta palavra, mas o significado é que o amado está...

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Sob seu controle.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Aquela dama que obteve seu amado sob seu controle.

[Os outros dois tipos de heroína são: 7) Vipralabdha: Se a heroína senta-se esperando no pavilhão isolado, e seu amante não Se mostra absolutamente, então Ela sente-Se grandemente desapontada, e 8) Prosita-bhartrka, cujo amante está muito longe em um lugar distante.]

Em cada situação de tal modo a manjari tem algum dever - de repreender Krsna, fazê-Lo entender, ou dar consolo a Radhika. Todas as qualidades requeridas para o serviço nestes momentos residem nas manjaris. Elas preparam, dão compreensão amiga, decoram, e fazem muitos arranjos:

nikunja-yuno rati -keli-siddhyai ya yalibhir yuktir apeksaniya

tatrati-daksyad ati-vallabhasya vande guroh sri caranaravindam

["Sri Gurudeva está sempre presente com as sakhis, planejando os arranjos para a perfeição dos passatempos amorosos (rati-keli) de Yugala Kisora dentro dos kunjas de Vrndavana. Porque ele é tão expert em fazer estes arranjos de bom gosto para o prazer dEles, ele é muito querido por Sri Radha e Krsna. Eu ofereço orações aos pés de lótus de Sri Gurudeva."]

Muitos arranjos são requeridos para servir Radha e Krsna quando Eles Se encontram no kunja e envolvem-Se em Seus prazerosos negócios amorosos (vilasa). As sakhis e manjaris devem enganar outros, encontrar com Krsna, repreende-Lo, e assim por diante. Rupa Manjari é muito experiente - se encaixa perfeitamente para fazer todos estes serviços.

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Bem treinada.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Bem treinada. Devemos sempre lembrar o que ela faz em sua siddha-sarira (forma como gopi) como Rupa Manjari, e devemos adotar seu humor. No entanto, até recebermos nosso sthayi-bhava (o nosso humor constitucional em uma das quatro rasas), que vem de hladini-sakti, só podemos orar para ter todas estas coisas como Raghunatha dasa Gosvami ora em Vilapa Kusumanjali.

Nós não podemos realizar estes serviços em nosso estágio atual, e o guru adverte seus discípulos neófitos a não tentar. Nós só podemos orar, "Quando minha boa fortuna virá, para que eu possa realmente ser capaz de prestar serviço como Rupa Manjari, Ananga Manjari, e nossos gurus?"

Tad bhava lipsuna Karya [tat quer dizer 'de que,' bhava significa 'o humor,' lipsuna significa 'desejando obter,' e karya significa 'a ser executado.'] O devoto com a ganância verdadeira segue o humor e as atividades de Srila Rupa Gosvami, Srila Raghunatha dasa Gosvami, e nosso Gurudeva em sua sadhaka-rupa (a sua forma como um praticante de raganuga-bhaki neste mundo), e em seu siddha-rupa (sua forma de manjari internamente concebida), ele segue Rupa Manjari, Rati Manjari, e Labanga Manjari em seu serviço de Radha-Krsna Yugala (o casal divíno).

Vraja-lokanusaratah [vraja-loka significa 'de um servo particular de Krsna em Vrndavana', e anusaratah quer dizer 'seguindo as pegadas']: Aqueles que têm ambição genuína devem fazer exatamente como os Vrajavasis têm feito. Aqui, 'Vrajavasis' refere-se a Rupa Manjari e outras manjaris em madhurya rasa.

Krsna realiza dois tipos de passatempos, aisvarya-lila e madhurya-lila. O que é aisvarya-lila? Krsna está sempre cheio de seis opulências: Jnana, vairagya, sri, e assim por diante (pleno conhecimento, a renúncia, beleza, força, fama e riqueza). Ele sempre exibe estes, quer Ele em Sua forma como Narayana ou em Sua forma original como Krsna.

Vemos que Krsna está cheio destas seis virtudes, mesmo em Vrndavana; Ele nunca está sem elas. Quando Ele matou Putana, Ele era um bebê de poucos dias. Ela tentou voar para longe quando Ele tomou o peito em Sua boca, mas Krsna não deixou ela ir: "Oh, eu vou tomar o seu leite, e ao mesmo tempo a sua..."

Sripad Tamal Krsna Gosvami: "Sua vida."

Srila Narayana Gosvami Maharaja: "Sua vida. Vou mantê-la sempre coMigo, Eu nunca vou deixar você".

Putana tinha o poder de 10.000 elefantes, mas não conseguia romper com Krsna. Bebê Krsna estava fazendo nada, só segurando o peito dela em Sua boca, contudo Ele tirou a sua vida. Isto é verdadeiramente aisvarya-lila,

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Poder total.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Mas Krsna nunca mudou Sua forma. Ele permaneceu como um bebê e simplesmente manteve segurando o peito de Putana.

Os residentes de Vrndavana (Vraja-loka), estão todos envolvidos com Krsna em nara-lila, Seus doces passatempos como humano. Este passatempo de matar Putana está na categoria de nara-lila, embora Putana foi morta por aisvarya. Há também aisvarya em Vraja, mas lado a lado com madhurya. Além disso, as gopis vêem apenas madhurya, não aisvarya. Aisvarya está lá, mas...

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Coberta por madhurya.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Isto é coberto por madhurya. Não é que em Vrndavana não há aisvarya-lila. De fato, a aisvarya em Vraja é maior do que de Dvaraka ou mesmo aquele de Vaikuntha, mas é sempre coberta por madhurya. Srila Visvanatha Cakravarti Thakura escreveu que se houvesse apenas nara-lila e não aisvarya em Krsna, Ele seria simplesmente uma criança humana ordinária executando atividades humanas. Sem a qualidade de aisvarya, Ele não pode ser Deus, e Ele não seria adorado como a Divindade de adoração das várias rasas. Sem aisvarya...

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Ele não é Deus.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Ele não é Deus, nem Ele seria o objeto das gopis de adoração (upasya).

Há um ponto interessante a ser notado aqui. Vemos que Nanda Baba, Yasoda, e todos os gopas e gopis aceitam Krsna como o filho Nanda Baba e Yasoda, ou como seu amigo; e eles se comportam de acordo. Quando todo mundo viu Krsna de sete anos erguendo a Colina de Govardhana em Seu dedo mindinho esquerdo, os idosos gopas disseram a Nanda Baba, "Esta criança não é um garoto comum. Ele é como Narayana, e talvez Ele mesmo seja o próprio Narayana."

Nanda Baba respondeu: "Ele pode ser Narayana; mas Ele ainda é meu filho. Na hora da cerimônia de dar nome de Krsna, eu ouvi isto de..."

Sripad Madhava Maharaja: Paurnamasi.

Burijana dasa: Garga Rsi.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Sim, Garga Rsi. Garga Rsi contou a Nanda Baba e aos outros Vrajavasis no momento da cerimônia de dar nome de Krsna que Krsna não é inferior a Narayana, e que Ele era filho de Vasudeva anteriormente. É por isto que todos os gopas mais velhos estavam dizendo agora: "Então, não trate Ele como seu filho, e não repreenda-O ou amarre-O. Não abuse Dele. Não chame Ele de "pequeno ladrão" ou "trapaceiro, malandro." * [Ver nota 1 de rodapé]

Nanda Baba de uma vez riu e disse, "Você está dizendo que Ele é Deus e que Ele levantou Govardhana em Seu dedo. Garga Rsi também nos disse isto. Mas eu vejo que você é um sessentão. Sua mente não está funcionando corretamente. Krsna vem e implora de Sua mãe, 'Dá-me pão e manteiga.' E Ele sempre chora.

Se Ele não consegue o que Ele quer quando Ele quer, Ele fica furioso com raiva; e às vezes Ele rouba. Estes não são os sintomas de Deus. Então se ou não Ele levantou Govardhana, Ele é meu filho.

Nanda Baba concluiu: "Mas na minha opinião, Ele não fez isso; isso era na verdade nossa Divindade de Narayana, nosso grha-devata.

Burijana dasa: A Deidade de adoração de nossa casa.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Sim, a Divindade da nossa casa. Foi Ele que levantou Govardhana ao ouvir nossa oração. Nós oramos a Narayana, e portanto Ele respondeu às nossas orações. Só parece que Krsna fez isto.

Ele é meu filho. Se por causa de argumento dizemos que Ele é Deus, Ele ainda é meu filho. Eu vou repreendê-Lo, vou discipliná-Lo, e vou fazer o que mais for preciso para fazê-Lo comportar-Se corretamente. Vou mantê-Lo ao meu lado."

Aqui, Nanda Maharaja está realmente vendo que todas as virtudes de Krsna fazem Ele parecer como Deus, mas mesmo que Krsna havia realizado um ato de Deus, Nanda Baba ainda não pode desistir de sua crença que Krsna é seu filho.

Vasudeva e Devaki têm uma concepção diferente. Depois de matar Kamsa, Krsna e Balarama foram até eles na prisão e desamarraram suas hathakari berhi

Sripad Tamal Krsna Gosvami Maharaja e Sripad Dhanurdhara: Manilhas.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Manilhas e algemas. Os dois meninos queriam oferecer reverências a Sua mãe e pai, que estavam de pé com as mãos postas e orando, "Oh, Tu és Deus. Nós Te vimos...

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Na arena de luta livre?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Nós vimos Você quando você apareceu originalmente para nós na forma de quatro mãos, e agora Você também veio aqui perante nós".

Krsna pensou: "Meus passatempos serão..."

Sripad Tamal Krsna Gosvami: Estragados?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: "Meus passatempos serão estragados pelo seu humor de aisvarya." Ele portanto chamou por Yogamaya a vir. Yogamaya veio, e ao mesmo tempo Krsna subiu no colo de Devaki e começou a chorar. Então, pelo efeito de Yogamaya, Devaki também começou a chorar; e Baladeva caiu aos pés de Vasudeva, que começou a chorar também. Mas Vasudeva e Devaki nunca viram Krsna como seu filho; eles sempre consideraram-No como Deus.

Aqui nós vemos o humor aisvarya de Vasudeva e Devaki. É acompanhado com alguma madhurya, mas tão pouco que madhurya não pode cobrir a aisvarya. Mas em Vraja, mesmo se houver uma abundância de aisvarya, Yasoda e Nanda não se esqueçem que Ele é seu filho; eles sempre se lembram disto. Por exemplo, seus seios incham com orgulho visto que observam, "Oh, Krsna levantou a Colina de Govardhana. Meu filho fez isto? Ah, agora todos de Vraja podem ver quão forte e poderoso é o meu filho." * [Ver nota de rodapé 2]

Srila Visvanatha Cakravarti Thakura deu estes bons exemplos, como ele também tem dado exemplos para madhura-rasa. Em relação às gopis, ele dá o exemplo da ocasião que Uddhava foi para Vraja para dar-lhes consolo. Naquela época Uddhava ouviu Radhika dizendo ao zangão, "Ó abelha, vá de uma vez! Saia daqui. Nós não teremos sandhi com Krsna. Qual é o significado de sandhi?

Burijana dasa: Conexão, nenhuma conexão.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Quando duas partes chegam a um acordo no tribunal, o que isso é chamado?

Sripad Dhanurdhara Maharaja: Liquidação.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Liquidação Mutual.

Sripad Giriraja Maharaja: Eu olhei isto no Brahmara-gita, e significa "reconciliação."

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Sim. "Nós não podemos fazer qualquer reconciliação com Ele. Sabemos quem Ele é. Nós sabemos quem é esta pessoa, de Seus muitos nascimentos anteriores; não apenas deste nascimento."

Este é o 'aisvarya' humor de Radhika e as gopis. Isto é como elas 'realizam a Divindade de Krsna.' Elas dizem, " Paurnimasi nos disse sobre Krsna, e nós temos fé em suas palavras. Ela nos disse que em Seu nascimento anterior Ele foi Rama, e tinha a mesma cor escura como Krsna [verde profundo é também chamado de 'syama'] Ele amava Sita tanto que Ele tornou-Se Seu servo; quando Ele foi para a floresta Ele mesmo A levou com Ele e tornou-Se Seu fornecedor de encomendas. Ele não pode viver sozinho, assim como Krsna não pode viver sozinho. Krsna sempre tem que manter uma senhora com Ele.

"Sita uma vez Lhe disse: 'Oh, olhe aquele cervo de ouro! Por favor, vá e traga-o para mim, seja vivo ou morto. Se ele está vivo eu vou levo para Ayodhya quando o nosso tempo de exílio terminar, e nessa hora eu darei a Kaikeyi Ma ou Bharata. E, se ele estiver morto, vou fazer uma mrgachalla dele." Você sabe o significado de mrgachala? É usado como uma asana.

Burijana dasa: Camurça.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: "Ou, vou fazer uma asana muito macia de camurça. Em ambos os casos, eu quero isto."

Laksmana advertiu Rama,'Eu acho que isto é a maya (criação ilusória) de demônios. Você não deve ir.'

"Mas sabemos que mesmo o Senhor Brahma não pode mudar a mente de uma senhora uma vez que ela determinou alguma coisa, e o que falar de Rama, que é um servo daquela senhora. Então Rama foi para capturar o cervo.

"Em outra ocasião Surpanakha (um demônio antropófago) veio disfarçado a Rama, dizendo, 'Eu sou tão bonita, e Você é tão belo. Eu quero casar com você. Sua esposa não é tão bonita quanto eu. Eu estou disponível para você.' Rama respondeu, 'Melhor ir a Laksmana. Ele não é casado. Minha esposa está aqui, então não posso aceitá-la; mas Ele é solteiro, assim você pode ir a Ele.' Surpanakha então foi e disse isto para Laksmana, que lhe perguntou, 'Você quer ser uma serva ou você quer ser a rainha?' Ela respondeu, 'Eu quero ser a rainha.' Laksmana respondeu, ' Eu sou o servo de Rama. Se você casar coMigo, você vai ser uma serva. Rama pode ter muitos casamentos e cada mulher vai ser uma rainha. Então retorne para Rama.' Novamente Surpanakha foi para Ramachandra, que a dirigiu de volta para Laksmana. Finalmente ela ficou furiosa e estava pronta para comer Sita. Naquele momento Rama disse a Laksmana, 'Não brinque com ela. Grande mal virá disso.'"

Nunca brinque com as senhoras. Não ria com elas ou faça elas rirem.

As gopis continuaram, "Rama era tão cruel e vigoroso. Por que Ele cortou o nariz e as orelhas de Surpanakha? Ele propositalmente marcou ela, só para fazê-la feia para que ninguém fosse casar com ela, e até mesmo seu marido não iria ficar com ela. Em seu próximo nascimento Surpanakha veio como Kubja, que estava novamente tão feia que ninguém iria se casar com ela. Então veja que tipo de pessoa Ele é. Veja como Ele é cruel.

"Então, em Satya-yuga, Krsna veio como Vamana, e sem uma boa razão Ele enganou Bali Maharaja, dizendo-lhe, 'Vou tomar apenas três passos de terra.' Bali Maharaja concordou, 'Sim, eu vou lhe dar isso.' Mas quando Vamana começou a tomar os Seus passos, Ele tornou-se tão alto que com dois passos Ele cobriu todos os três sistemas planetários e atravessou a cobertura do universo com os dedos do Seu pé esquerdo. Ele então precisava de um lugar para colocar Seu pé para Seu terceiro passo, e Bali Maharaja ofereceu a si mesmo, mas ainda Ele não estava satisfeito. Amarrou Bali e atirou-o para o inferno.

"Isso é o que sabemos sobre essa pessoa, por isso não vamos fazer qualquer reconciliação com Ele. Vá embora daqui de uma vez."

Isto é o que Srimati Radhika estava dizendo para a abelha.

Aqui, Srila Visvanatha Cakravarti afirma que as gopis ouviram de Paurnamasi que Krsna é Deus, que Ele veio como Rama, Vamana, e todas as outras encarnações, mas mesmo assim elas pessoalmente reconheceram Ele apenas como amante delas.

Desta forma, existe aisvarya em Vraja, mas é sempre coberto com madhurya. Além disso, esta aisvarya-bhava nas gopis vem apenas em viraha-bhava, em seu humor de separação, não no encontro. Sua aisvarya-bhava é como um pedaço de grama em três ou quatro manas [1 mana = 40 quilos] de leite que o leite está sendo cozido em fogo muito grande. Depois de muito tempo, quando o leite se torna muito quente e começa a ferver, o pedaço de grama vem para cima, mas logo desce.

Assim só no calor da separação é que essa 'grama' de aisvarya-bhava é vista nas gopis. Não é visível o tempo todo. Além disso, mesmo quando há aisvarya, as gopis amam Krsna somente como seu amante. Elas nunca pensam nEle como Deus.

Quando aisvarya é anukula...

Sripad Madhava Maharaja: Favorável.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Quando aisvarya é favorável para nara-lila, em outras palavras, quando Krsna continua a agir como um ser humano comum, então é madhurya.

Aqui é um exemplo da madhurya-bhava que está por vezes no coração de Devaki e Arjuna. Por exemplo, quando Krsna estava sentado no coche, Arjuna Lhe disse, "Ó Krsna, toma meu coche para o meio do campo de batalha." E Krsna fez isso. Mas então, quando Arjuna viu a Visvarupa, a forma universal de Krsna, ele ficou muito nervoso e disse, "Eu não vou tratar Você como 'amigo'. "Você é o próprio Deus."

Arjuna se tornou...

Burijana dasa: Aisvarya cobriu ele.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Aisvarya era mais poderosa. Arjuna foi dominado por aisvarya e esqueceu-se que Krsna era seu amigo. O humor de Arjuna, bem como o humor de todos os outros associados em Dvaraka-lila, está cheio de aisvarya. Às vezes há madhurya, mas é sempre derrotada por aisvarya.

Em nara-lila o devoto pensa que Krsna é o amante das gopis, e Ele é Radha-kanta, o amante de Srimati Radhika. Então, assim como as gopis em nara-lila servem Radha e Krsna, nós também devemos servir-Los, como manjaris. Este é o significado de vraja-lokanusaratah.

Nanda Baba, Yasoda, e as gopis têm um relacionamento com Krsna como seres humanos embora eles não sejam seres humanos - isto é nara-lila.

Você pode ver o significado em Sri Bhakti-rasamrta-sindhu.

Bhurijana dasa: O verso inteiro: "Nesta Vraja, uma pessoa envolvida em práticas espirituais sob a subserviência aos residentes de Vraja, com uma grande expectativa de seguir no humor de suas bhavas, (os sentimentos, e emoções, de uma das mais queridas desejadas de Sri Krsna) deve servir Eles ambos - Sri Krsna e Sua querida Sri Radha (ou Sri Nanda-Yasoda, como o caso pode ser). Isto é aplicável ambos na fase de um sadhaka, o estágio de práticas espirituais enquanto ainda em cativeiro, e também na fase de siddha, quando se alcançou o objeto de tais práticas espirituais."

["No reino transcendental de Vraja deve-se servir ao Senhor Supremo, Sri Krsna, com um sentimento semelhante ao de Seus associados, e deve se colocar sob a orientação direta de um associado particular de Krsna seguindo seus passos. Este método é aplicável ambos no estágio de sadhana e na fase de sadhya, quando se é uma siddha-purusa, ou uma alma espiritualmente perfeita." [Nós incluímos esta tradução, como citado em Néctar da Instrução de Srila Prabhupada verso 8, para todos os leitores que podem achar essa tradução mais clara.]

Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja: Eu também disse isto...

Bhurijana dasa: Você explicou isto mui agradávelmente.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Este é o segundo sloka citado por Srila Visvanatha Cakravarti Thakura.

[* Nota 1 (Jagannatha Puri, 13 de outubro de 2001)

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Mas é apenas em viraha (separação) que as gopis, e todos os Vrajavasis, às vezes dizem, "Oh, Ele é Deus, o Senhor Supremo" E em que contexto eles dizem isso? Eles dizem: "Paurnamasi nos disse isso." Ou, "Gargacarya nos disse." De alguma forma eles ouviram isto deles, mas eles mesmos não têm realização que Krsna é a Suprema Personalidade de Deus.

[Prema-prayojana dasa:] Srila Visvanatha Cakravarti Thakura está sempre usando a palavra 'jnana'. "Eles têm o jnana que Krsna é Bhagavan; que Ele é Paramesvara."

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Eles 'sabiam', mas 'saber' neste contexto significa 'saber (ouvindo) de outros.' Isto não significa, "Eu sei; eu tenho realização." Isto significa que eles estiveram 'ouvindo' que Krsna é Deus.

[* Nota 2 (Holanda, 28 de junho de 2002)

[Syamarani dasi:] No meio da sua classe você estava explicando que nenhum dos Vrajavasis sabe, ou acredita, que Krsna é o Senhor Supremo.

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Sim.

[Syamarani dasi:] Alguém que duvidou esse princípio uma vez lhe perguntou: "E sobre o passatempo no qual Krsna tornou-se Vishnu e Radhika tornou-se Laksmi?" Você respondeu: "Não. Há um significado profundo lá..."

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Isto foi uma brincadeira.

[Syamarani dasi:] Pode por favor me explicar mais?

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Foi só jogo. Nenhum associado - nem mesmo as gramíneas, trepadeiras, papagaios e pássaros, o que falar de quaisquer Vrajavasis como Nanda Baba ou Yasoda Ma - sempre acreditam que Krsna é o Senhor Supremo. Krsna pode ser o Senhor Supremo, o Senhor dos senhores. Ele pode ser; mas para as Vrajavasis Krsna é um amigo, um filho, ou um amado; só isso.

[Syamarani dasi:] Então eles estavam jogando um jogo?

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Sim, foi para o lazer e entretenimento (mano-ranjana) de Radha e Krsna e as gopis. Na verdade elas não sabem. Elas são todas maiores do que Brahma, Sankara, e até mesmo Narada. Elas podem ensinar bhakti para Narada, mas ainda não sabem que Krsna é o Senhor Supremo. Se alguém quer dizer que Ele é Deus, as Vrajavasis responderão sarcásticamente, "Oh sim, você está certo. Está certo. Muito bom. Se Ele é o Senhor Supremo, então eu quero que todos alcançem bhakti a Seus pés de lótus." Em seguida bas [uma palavra Hindi significando 'que é o fim dele']; nada se sente a respeito de Krsna ser Deus, e nada é dito a mais.

tradução = Goura Hari Das

in ingles original -> To Be Covered By Sweetness

Nenhum comentário:

Postar um comentário